Aonde nasceu o expressionismo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Gabriela Cristina-nº12 6ºE religiosidade e mitologia


As figuras mitológicas estão presentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.
O termo mitologia é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas, que quase foram ou foram extintas,  como:
MITOLOGIA ROMANA que tem entre seus deuses - Baco, Cupido, Diana e Fortuna
MITOLOGIA GREGA que tem entre seus deuses - Hera, Posseison e Zeus
MITOLOGIA EGÍPCIA que tem entre seus deuses - Osíris, Ísis, Seth e Néftis
No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e célticos como fábulas outros os têm como religião.
Muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras.
Um exemplo cotidiano ocorre nos países cuja maioria populacional segue religiões de origem judaico-cristãs, como o Brasil ou México. Quando um seguidor de outra religião que não a cristã refere-se ao cristianismo como sendo um conjunto de mitos, seus seguidores sentem-se ofendidos.
Alguns usam os termos mito e mitologia para ilustrar histórias de uma ou mais religiões como algo falso ou duvidoso. Enquanto quase todos os dicionários incluem essa definição, mito nem sempre significa que uma história é falsa, tampouco verdadeira. O termo é constantemente utilizado nesse sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos. Muitas pessoas não consideram as histórias sobre a origem e acontecidos, como contadores de mitos; eles vêem seus textos sagrados como possuindo verdades religiosas, inspiradas divinamente, mas não repassadas em linguagens humanas. Outros separam suas crenças de histórias similares de outras culturas e se referem a estas como história. Essas pessoas se opõem ao uso da palavra “mito” para descrever suas crenças.
Para o propósito desse artigo a palavra mitologia é usada para se referir a histórias, que, enquanto podem ou não serem factuais, revelam verdades fundamentais e pensamentos sobre a natureza humana, através do freqüente uso de arquétipos. Também é necessário frisar que as histórias discutidas expressam pontos de vista e crenças de um país, um período no tempo, cultura e/ou religião a qual lhes deu à luz. Uma pessoa pode falar de mitologia Judaica, mitologia Cristã ou mesmo mitologia Islâmica, onde cada uma descreve os elementos míticos nessas religiões sem se referir à veracidade sobre a sua história.
MITOLOGIA ROMANA

MITOLOGIA GREGA

MITOLOGIA EGÍPCIA


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário